30 Março, 2018 Alpargata

Alpargata História e Atualidade

Seja a alpargata masculina ou feminina o fato é que ela é uma unanimidade quando o assunto é conforto.  Originalmente um calçado constituído de um solado de corda e cabedal (parte superior) em tecido. Conhecida como um modelo de vanguarda, tem importante papel social e cultural, além de ser confortável e democrática.

Alpargata 2

 

Separador de legendas

 

Uma Tradição Milenar

Alpargata 1

As alpargatas mais antigas, encontradas até o momento, estão no Museu Arqueológico de Granada, Espanha. Foram achadas em 1857, em uma gruta na costa de  Contraviesa. Curiosamente entre os objetos em melhor estado de conservação estavam uma corrente de ouro, cestas, esteiras e as sandálias de corda trançada. Os arqueólogos acreditam que elas datam entre 3.500-2.700 a.C.

 

Origem e Expansão
Alpargata 6

A palavra alpargata vem do árabe espanhol alpargat. Sua elaboração remonta ao Egito antigo, logo Roma se encarrega de estender seu uso por todo o Mediterrâneo. Na Europa estão documentadas desde 1322. Nesta época as sandálias eram amplamente usado na Espanha e Sul da França. Formava parte da vestimenta típica da da Coroa de Aragón, do Sudeste espanhol e também do País Vasco.

Na América, no Sul dos Estados Unidos, eram usadas por serem calçados frescos e flexíveis. Os colonizadores trouxeram o modelo para a América Latina, logo as alpargatas estavam calçando os trabalhadores rurais e operários.

No Brasil ela entrou após já estar popularizada na Argentina e no Uruguai. A primeira fábrica começou a produzir industrialmente em 1908, sob o nome de Alpargatas e Calçados, em 1950 já estava consolidada e levou o calçado para todo o país.

Alpargatas no mundo

Alpargata 7

Entre os anos 20 e 30 viajantes americanos e renderam a beleza e a liberdade que proporcionam as alpargatas. Logo, um calçado considerado simples, se tornou nobre e atrativo.

Hollywood

Alpargata 5

Em 1948 Lauren Bacall aparece usando alpargatas amarradas no tornozelo no clássico Paixões em Fúria. Ícone de estilo, se tornou a referencia da incorporação da alpargata no mundo do glamour.

Popularidade

Alpargata 4

Durante os últimos anos da década de 40 e inicio de 50, estrelas da época de ouro do cinema como Rita Hayworth, Audrey Hepburn, Humphrey Bogart, John Wayne o Gary Cooper apareceram usando o calçado que havia se tornarado sinônimo de elegância e conforto.

Consagração

Alpargata 10

Em 1956 Grace Kelly, um ícone de beleza feminina, surpreende com modelo com solado de cordas. Combinando blusa e calça areia com alpargatas vermelhas. Estava deslumbrante no início da comédia musical de grande sucesso “High Society”. Nesse momento um calçado de origem humilde se consagra no mais alto nível da sociedade.

Alpargata: Hoje e Sempre

Alpargata 9

Alguns artistas como Pablo Picasso e Salvador Dalí  eram inseparáveis de seus modelos favoritos e ajudaram a abrir um grande espaço no mundo da moda. Na França elas ficaram conhecidas como “Espadrilles” e foi com esse nome que elas ganharam o mundo.

Nos anos 1960, para as festividades parisienses, o estilista Yves St-Laurent, desenvolveu o primeiro modelo de alpargata com salto. Foi uma inovação na época, porém hoje, é um modelo comum tanto quanto as alpargatas tradicionais.

Também por volta dos anos 1960, no Brasil, a empresa líder investiu em um solado borracha, lançando o “Sete Vidas” um calçado similar às alpargatas,  porém com a vantagem da borracha substituir os solado de corda. Foi um grande sucesso e abriu caminho para produção de outros modelos inclusive com sola de borracha.

A Alpargata é imortal. Após 4 mil anos da confecção dos primeiros exemplares (que se tem notícias) ela continua firme e forte.

 

Separador de legendas

É um calçado simples,  versátil e muito fácil de combinar com vários tipos de e estilos. Salvo os modelos assinados por designers renomados, as alpargatas costumas ser muito mais baratas do que outros calçados.

Obrigado por ter lido esse post, agora visita Nossa Coleção e escolhe o modelo que mais combina contigo.

Compartilha com teus amigos loucos por alpargatas.

Até a próxima…

 

Fontes Consultadas:

Museo Arqueologico de Granada

Alpercatas da Espanha

História das Alpargatas: Um Modelo Resistente ao Tempo e ao Modismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *